segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Presidente da Abenfo-BA estava presente na posse da Abenfo do Espírito Santo.

"Tomou posse na tarde desta sexta-feira (04) a nova diretoria da seccional da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) do Espírito Santo. A cerimônia ocorreu durante o 16ª Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCEnf), realizado na cidade Serra, região metropolitana de Vitória.
Dirigida pelo presidente nacional da associação, Herdy Alves, a cerimônia contou a presença de presidentes das demais seccionais, da presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro, do presidente do Coren-ES, Antonio José Coutinho e da conselheira federal e membro da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, Maria de Fátima Sampaio.
 
A presidente Maria Luísa foi convidada a compartilhar as ações que o Coren-BA tem desenvolvido em torno da Saúde da Mulher. Maria Luísa explicou que o tema é prioridade para atual gestão da autarquia. “Através do acolhimento que tivemos dos representantes da Rede Cegonha na Bahia no Colegiado de Maternidades, da parceria com a Abenfo e do alinhamento com a ABEn, o Coren-BA tem mantido representações importantes em grupos de trabalho e comissões relacionadas a saúde da mulher e do recém nascido, a exemplo do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal e do Comitê Estadual de Mortalidade Materna”.

Maria Luísa falou também da responsabilidade da enfermagem no combate a transmissão da sífilis congênita, através da administração da penicilina. “O Coren-BA tem respaldado os profissionais do estado para assumirem essa responsabilidade. Publicamos uma nota técnica no ano passado e esse ano, em parceria com o Cremeb, iremos publicar conjuntamente uma outra com orientações aos inscritos nos dois Conselhos, incentivando-os a assumirem esse protagonismo no combate ao aumento dos casos da doença na Bahia”. O Coren-BA mantêm também parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) do Ministério Público Estadual, com a  Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST-Bahia)  e com o Programa Estadual de DST.

A presidente da Abenfo-BA, enfermeira Rita Calfa, falou do apoio que tem recebido do Coren-BA para o desenvolvimento das atividades da associação. “Precisamos focar na formação e, através do apoio do Coren, estamos com um programa de capacitação pronto, aguardando apenas a definição de datas, além de um plano de ações com foco da enfermagem obstétrica”.

A presidente empossada da Abenfo-ES, falou da importância desse compartilhamento de experiências com as demais seccionais. O presidente Herdyr Alves encerrou a sessão de posse agradecendo às enfermeiras capixabas pela disposição em colaborar para o fortalecimento da enfermagem obstétrica no país."

 http://ba.corens.portalcofen.gov.br/diretoria-da-abenfo-es-e-empossada_4801.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário