sábado, 20 de abril de 2013

Encerramento do Curso de Aprimoramento para Enfermeiros Obstetras


Uma solenidade, realizada nesta quinta-feira (18), no auditório do programa da Universidade Aberta do SUS (UNASUS), marcou o encerramento do Curso de Aprimoramento para Enfermeiros Obstetras. São vinte profissionais da rede de unidades da Secretária da Saúde do Estado (Sesab) que, com a conclusão do curso, terão suas práticas de atendimento obstétrico aperfeiçoados.

O curso que teve duração de seis meses é uma ação da Sesab, por meio da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com o Hospital Sofia Feldman (HSF), do estado de Minas Gerais. Conforme explicou a coordenadora do curso, Cristiane Firpo, profissional da EESP, a proposta de aprimoramento para o curso teve acompanhamento de profissionais do HSF, com 120 horas de curso, dividido em quatro etapas. “O curso prevê uma melhoria nos atendimentos ao parto e nascimento, com atendimentos ainda mais qualificados nas unidades do estado”, afirmou.

Conforme a diretora da EESP, Marcele Paim, o curso abordou a atualização de conhecimentos, habilidades e atitudes de enfermeiros obstetras, buscando resgatar e fortalecer as práticas na assistência ao parto e nascimento, buscando instrumentalizar o processo de capacitação de enfermeiros obstetras, enquanto implementação das ações de educação permanente da Rede Cegonha, na Bahia. Também participaram do evento a superintendente de Assistência Integral a Saúde, Gisélia Santana e a apoiadora matricial do MS, Vera Figueredo.

Para Adriana Alves, enfermeira obstetra da maternidade Albert Sabin, que já tem 13 anos na profissão e foi estudante do curso, a palavra símbolo para esta formação é o amadurecimento profissional. “Hoje depois do curso sei que posso passar pelos enfrentamentos do cotidiano com mais segurança. Com certeza este curso repercute em melhor assistência ao processo de parto nestas unidades”, afirmou.

Protocolo de atuação do enfermeiro obstetra foi entregue

Na cerimônia, a presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras (ABENFO), Rita de Calfa, entregou para a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Ba), Luiza Castro, o Protocolo Clínico de Atuação do Enfermeiro Obstetra na Assistência ao Parto de Risco Habitual, para validação e parecer. O documento vem normalizar as práticas profissionais dos enfermeiros obstétricos que atuam na da rede estadual de saúde.

Segundo o coordenador do Fórum Perinatal da Região Metropolitana de Salvador, Manoel Henrique Miranda, que também colaborou na construção deste documento, a enfermagem obstétrica faz parte das boas práticas ao parto e nascimento, pois coloca no centro a mulher como protagonista na condução do parto. Ainda conforme Manoel, “existem comprovações científicas que este apoio profissional e o incentivo ao parto normal reduzem a mortalidade materna infantil”, afirmou.

I.P./DRT. 2697/BA
Cursos e concursos/ enfermagem obstétrica


 Enfermeiras Obstetras que realizaram o curso, Representantes da SESAB, do Ministério da Saúde e Gestores das Maternidades!










A Presidente da Abenfo-BA e também Diretora da Maternidade Tsylla Balbino, Enfª Obstetra Rita Calfa,  orgulhosa ao lado de suas Enfermeiras Obstetras que realizaram o curso representando a MTB: Sandra, Jaqueline, Ivone, Priscila e Lúcia.



Enfermeiras Obstetras e também Diretoras da Abenfo-BA: Rita Calfa e Priscila Brandão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário