domingo, 25 de novembro de 2012

O Cofen tornou obrigatório o registro do título de especialista para enfermeiras obstétricas que atuem em salas de parto

Enfermagem obstétrica: Cofen chama atenção para a importância do registro

O Cofen tornou obrigatório o registro do título de especialista para enfermeiras obstétricas que atuem em salas de parto
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio do Grupo de Trabalho em Saúde da Mulher, em parceria com a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO), vem destacando o trabalho desenvolvido por enfermeiros que atuam em maternidades. A  ideia é conscientizar sobre  a importância do registro do título de especialista em enfermagem obstétrica e áreas correlatas.
O Grupo de Trabalho em Saúde da Mulher do Cofen ressalta que o principal desafio é identificar onde estão e como atuam as enfermeiras obstétricas. Essa informação é essencial para a implementação de centros de parto normal e para identificar os locais com maior demanda de formação de enfermeiras especializadas.
Para efetivarem o registro do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Obstétrica, as enfermeiras obstétricas e responsáveis técnicas de maternidade podem procurar o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de sua região.
O Cofen, com o intuito de incentivar os profissionais, tornou obrigatório o registro do título de especialista para enfermeiras obstétricas que atuem em salas de parto, e determinou que os Conselhos Regionais isentem de pagamento de taxa para o registro do título. Pretende-se, com isso, garantir que a prática da enfermeira obstétrica seja autônoma, altamente qualificada e legalmente amparada.
Fonte: Cofen

Nenhum comentário:

Postar um comentário